Dra. Ivone De Mori Lopes

 

 

Psicóloga clínica de abordagem analítica (Jungana) e especializada e Constelação Familiar.

Universidade Paulistana de Ciências e Letras – SP - Psicologia    Formação de Psicóloga

II Congresso de Clínica Psiquiátrica – USP - agosto de 2012.

Jung – Corpo & Sonhos – Abrape (2 anos)

Psicologia Analítica e Sandplay técnica da caixa de areia

Psicoterapia Breve e o estudo do Homem Integral na Abrape (1 ano)

Curso de Gerontologia com a Faculdade Costa Braga (3 anos)

Curso de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas pelo Denarc (40 h)

Formação em Constelação Familiar

 

Email: ivonedemori@gmail.com
Cel 
whatsapp (11) 99228-6645 Claro
                 (18) 99651-1682 Vivo

 

 


 

Por que procurar um psicólogo?

 

Outro dia li no facebook um post que dizia mais ou menos assim: “Não procura psicólogo quem tem problema, problema todo mundo tem. Procura psicólogo que quer resolver esses problemas”. Como nos diz o grande psicólogo Carl G. Jung: “Quem olha para fora sonha...quem olha para dentro acorda”. E é exatamente isso, até que ponto estamos dispostos a olhar para dentro de nós? Até que ponto temos a coragem para descobrir quem somos? Somente quando olhamos para nós mesmos e acordarmos é que disponibilizamos a força interior a nosso favor.

O psicólogo nos ajuda a ampliar a visão que temos de nós mesmos. Sabendo quem somos, o que temos de qualidades adquirimos consciência e podemos, então, escolhermos ficar ou não com aquilo. E essa escolha permite demostrar a nossa força interior com mais harmonia.

Automaticamente ao nos olharmos com consciência, podemos olhar para os outros também com a visão ampliada e perceber o que até então não tínhamos possibilidade de ver.

Então, será que já estamos prontos para isso?

 

* * *

 

Constelação Familiar

Estamos aqui a Serviço de Algo maior!

Anton Suitbert Hellinger (Leimen, 18 de dezembro de 1925), conhecido como Bert Hellinger, é psicoterapeuta alemão descobridor de uma fascinante ferramenta chamada Constelação Familiar Sistêmica. Os desenvolvimentos de seu trabalho têm uma vasta aplicação: terapia de casais, pedagogia, consultoria de empresas, conflitos jurídicos e muitos outros. Nos últimos anos, dedicou-se a expandir sua descoberta em diversos países, tanto dentro como fora da Europa: Estados Unidos, América do Sul, América Central, Oriente Médio e Ásia.

Principais descobertas:

Hellinger descobriu que muitos problemas, dificuldades e mesmo doenças estavam ligadas a destinos de membros anteriores do grupo familiar. Ele desenvolveu sua descoberta a partir de observações empíricas, fundamentadas em diversas formas de psicoterapia familiar, dos padrões de comportamento que se repetem ao longo de gerações. “Este trabalho promove uma ação transformadora imediata nas imagens inconscientes permitindo a compreensão na diferenciação entre eu e o outro”, a mente enreda os indivíduos inconscientemente na repetição do destino de familiares que vieram antes por Amor, por lealdade através de memórias inconscientes. Essas ordens que ele chama de “Ordens do Amor” referem-se a três princípios norteadores:

1 - A necessidade de pertencer ao grupo ou família

2 - A necessidade de equilíbrio entre o dar e o receber nos relacionamentos

3 - A necessidade de hierarquia dentro do grupo ou família

Quando há desordem desses princípios vêm sob a forma de sofrimento e doença. Em contrapartida, percebeu que seu fluxo harmonioso vem como uma sensação de estar bem no mundo.

 

O procedimento:

A “Constelação Familiar” consiste em um método no qual um cliente apresenta um tema e, em seguida, o terapeuta solicita ao cliente que escolha entre os membros do grupo, de preferência estranhos a sua história, alguns para representar membros do grupo familiar e o próprio cliente. Como o cliente se sente nas relações entre tais membros? Em seguida, guiado pelas reações desses representantes, pelo conhecimento das "Ordens do Amor" e pela sua conexão com o sistema familiar do cliente, o terapeuta conduz, os representantes até uma imagem de solução onde todos os representantes tenham um lugar e se sintam bem dentro do sistema familiar.

A Constelação familiar sistêmica também pode ser realizada individualmente com o auxílio de Bonecos específicos. Esta abordagem apresenta uma vasta gama de aplicações práticas devido aos seus efeitos esclarecedores no campo das relações humanas, como:

- Melhoria das relações familiares

- Melhoria das relações interpessoais nas empresas

- Melhoria das relações no ambiente educacional

- Solução de conflitos jurídicos

- Harmonizar as conexões formadas nos campos vibracionais das gerações passadas.

A Constelação Familiar atua profundamente no que é Essencial para cada Sistema.

 

 

  © Dra. Deusa Samú  

                  BSW